Sunday, January 5, 2014

A Filha da Minha Mãe e Eu, por Maria Fernanda Guerreiro



Sinopse
Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.


 
    Mas.
    Mariana viu as duas listras azuis no teste de gravidez e teve uma certeza: precisava se sentir filha antes de se tornar mãe. Sempre houve duas Marianas: ela mesma, e a filha da mãe dela. Vítima de uma mãe insegura e transtornada com si mesma, ela criou duas personalidades, a que lida com sua mãe e ela mesma. 
     Quando Mariana era ela mesma, tinha um gênio forte, era uma pessoa corajosa e de espírito. A Mariana filha da mãe dela era outra pessoa. Era aquela sempre culpada pela mãe. A que falava demais. A que carregava uma dolorosa culpa e mágoa desde pequena, causadas por uma infância sem uma mãe para que tivesse o modelo do que é maternidade.  Causadas por uma mãe tão insegura a ponto de achar que sua filha estaria roubando seu marido. Ou sempre estragando tudo. 
    Mariana sempre tentou se aproximar de sua mãe, sempre tentou ser sua amiga, mesmo quando esta só queria cumprir o papel de mãe. Com o tempo, e muitos acontecimentos na vidas das duas, Mariana aprenderá de uma forma não necessariamente boa, que no relacionamento entre as duas ela nunca soube dar, e sua mãe nunca soube receber. Ao descobrir que está grávida, Mariana revive tudo o que aprendeu no relacionamento com a mãe e seu primeiro pensamento foi "com meu filho será diferente.", e realmente seria, uma vez que, ambas as partes aprendem a lidar uma com a outra. "A Filha da Minha Mãe e Eu" é uma história que vai muito além de decepções entre um relacionamento mãe-e-filha, ela aborda pontos fortes como família, união, drogas, e amor incondicional. Ela toca num ponto importante em todo o tipo de relacionamento: devemos nos colocar no lugar da outra pessoa, para que possamos entender a origem de seus atos e pensamentos, e ao compreendê-la, agir de forma correta perante a isso; muitas pessoas simplesmente ignoram este fato e agem de acordo com o que pensam e entendem das situações, sem levar em conta a outra ponta da história. Sua mãe prova ser a melhor mãe do mundo, prova sempre tê-la sido, a diferença é que Mariana aprendeu a enxergar isso e a passar isso para seu futuro filho.
     Maria Fernanda Guerreiro surpreendeu-me completamente com seu conto de estreia; não dava nem metade do que dou a essa história depois de tê-la lido, ou melhor, devorado em um dia. Esse é o tipo de obra que toca, que mexe com o leitor, que o envolve, como se ele fizesse parte da história. É inacreditável como tantos acontecimentos desenrolam-se em 277 páginas. Indico a todo o tipo de público.


Trechos: "Porque, uma parte da minha alegria era inventada, e a outra, não era minha."
"Muitas vezes não é o que se diz que magoa, mas o tom com que se fala faz toda a diferença."
" A verdade é que, por querer que ela fosse de outro jeito, acabei não valorizando o que eu tinha bem à minha frente: uma mãe que, se por um lado não soube ser minha melhor amiga, por outro foi a melhor mãe do mundo."
"Mas não é nos sentimentos demonstrados que residem nossos maiores erros e sim naquele amor que, apesar de existir, não se mostra. Os pais querem tanto ser justos com os filhos que, ás vezes, acabam sendo injustos."
"Se havia uma coisa que eu aprendera é que, se há algo a ser dito, a melhor hora é, na maioria das vezes, o agora. Deixar para depois só faz com que tudo pareça maior, sem, na verdade, ser."


Depressão pós-livro: 93%

Avaliação Final: 96%


28 comments:

  1. Uma ótima resenha que me deixou com vontade de ler também *----*, a história me parece ótima, adoro essas coisas de dramas familiar que precisam ser postos na mesa, e esse então...me parece um drama e tanto! Me parece uma leitura bem reflexiva e emocionante.

    Beijocas e muito obrigada por toda essa cumplicidade http://meudiva1.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      É, se você gosta de drama familiar, está aí uma boa opção! É sim!
      Beijinhos e obrigada você minha linda!

      Delete
  2. Caraca você leu em um dia? Deve ser bom mesmo, bem eu sempre vejo sobre essa obra mas nunca tenho vontade de ler quem sabe um dia né

    bjos e boa semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Li sim, o livro é ótimo! Leia sim!
      Beijinhos

      Delete
  3. Owwwwn eu quero esse livrooo!
    Já me apaixonei por ele ♥
    Beeeijos | Passa lá no blog :)
    pequenamenina31.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  4. Achei demais! Esse livro deve ser muito bom para mãe e filha lerem, vou indicar ele pra minha mãe.

    http://www.nahboa.com/

    ReplyDelete
  5. que vontade de lê-lo agora !! rsrs
    muito bom , adorei seu resumo ! to seguindo ! bjs
    http://femeninasimoficial.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  6. Nossa adorei o blog,parabéns....bjos

    ReplyDelete
  7. é rezenha está ótima, e este livro serve para a gente refletir como estánossa relação com nossas mães ...


    http://jesusadoradores.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  8. Hey thank you so much for your lovely comment. I didn't win but I'm still trying to improve my blog every day! And of course I will pop over to your blog, I love to see new bloggers and what they are doing to the blog sphere!
    Beauty Supply
    Meditation
    ............
    SkyRock

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Ok, that´´s fine! You´re so welcome here! Thank you!

      Delete
  9. Que bela resenha! Fiquei até com vontade de comprar esse livro e começar a ler! :c

    cartas-e-poesias.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Compre sim haha é ótimo.
      Beijinhos

      Delete
  10. Ah, esse é o tipo de livro que eu sou apaixonada <3
    Espero conseguir lê-lo logo!
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Leia sim haha
      Obrigada
      Beijinhos

      Delete
  11. Prefiro muito mais sua resenha a sinopse do livro. rsrsrsrsrs Já que não é a autora que escreve a sinopse, podemos entender porque ela é tão fraca para descrever um livro que parece ser tão bom. Estou curioso para lê-lo.
    Um abraço.
    Marcelo Cabral.
    Literatura Sentimental

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Obrigada haha! Fique curioso mesmo, porque vale a pena ler!
      Um abraço Marcelo

      Delete
  12. Deve ser emocionante esse livro
    Se vc tiver sugestões de musos, me avise nos comentários do meu blog ok?
    Big Beijos
    Lulu
    luluonthesky.blogspot.com.br
    sorteio

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Ele é sim emocionante. Ok, aviso sim!!
      Beijinhos

      Delete
  13. Nunca tinha ouvido falar desse, mas me pareceu ser uma história linda! ♥
    champagne supernova

    ReplyDelete
  14. Que resenha ótima!
    De cara já gostei desse livro, já vi que se eu ler, vou chorar demais, pois em todas as leituras que faço, eu me sinto no lugar da personagem e sofro junto com ela... rsrs
    Beijos minha linda. ♥

    Diário da Lady

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Aaaah você vai chorar sim, mas vai aprender muito! haha
      Beijinhos

      Delete