Wednesday, July 17, 2013

Feios, por Scott Westerfeld




   Sinopse
     ''  Séculos depois da destruição da civilização industrial em um apocalipse ecológico, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela natureza selvagem. Lá, Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.
Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Seu único trabalho é aproveitar muito. Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.
Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.
Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre, ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima deste novo mundo, propõem um acordo com Tally: unir-se a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo. Sua escolha irá mudar o mundo para sempre."

     Simplismente Sensacional. Feios narra uma história genial e bastante criativa, que leva-nos a refletir sobre sociedade, a alienação, o valor de uma amizade, traição, e o preço da perfeição; assuntos esses que estão mais próximos da sociedade em que vivemos hoje do que pensamos.
     Scott W. conta tudo isso de uma forma bem leve: não exagera nas descrições, é bem direto. Ele tem a incrível capacidade de me fazer chorar numa página,e na outra, quase rasgar o papel.
     Diferente da maioria dos livros de Aventura, 'Feios' não é cansativo em nenhum momento; acredito que, por se passar no futuro, e ser repleto de novidades, nomes, máquinas, e comportamentos os quais não estamos habituados.
     ''Uma narrativa de tirar o fôlego'' - Booklist.
     Scott W. termina o livro propositalmente em uma parte que gera muita curiosidade  deixando no ar um gostinho de 'quero-mais'. Quando virei a última página, já calculava quando compraria 'Perfeitos', a continuação dessa série hiper criativa e extraordinária. Recomendo a todo tipo de público.

          
Trecho: '' Ela mastigou uma pílula de escovar os dentes, afofou os travesseiros, e enfiou um antigo aquecedor portátil - um que gerava tanto calor quanto um ser humano do tamanho de Tally - embaixo dos lençóis.  E então saiu de fininho pela janela.''
                                                        
 Depressão pós-livro: 100%

       Avaliação Final: 100%

4 comments:

  1. Lindo blog!!


    http://gabryelaalmeida.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Gabryella Almeida: Obrigada :)

    ReplyDelete
  3. Mariana Ferraz: Leia sim, é muito bom mesmo! Beijinhos

    ReplyDelete