Friday, February 15, 2013

Diário de dois viajantes, por Flávio Henrique P. da Costa


    Sinopse
     ''O Diário de Dois Viajantes é, primeiramente, um guia para os viajantes, com dicas interessantes para um melhor planejamento de sua viagem, tais como elaboração do roteiro, sites úteis para compra de passagens aéreas e reserva de hotéis, procedimentos nos aeroportos e muito mais!
     A segunda parte do livro relata, de maneira divertida e com os devidos incrementos culturais, a nossa passagem pela Europa, em viagem realizada entre 16 de Dezembro de 2006 e 3 de janeiro de 2007. Chegando inicialmente em Roma, a Cidade Eterna, conhecemos a capital mundial do catolicismo, o Vaticano, para, em seguida, conhecermos Londres, com toda sua tradição e modernidade; passamos um Natal maravilhoso em Berlim, junto a entes queridíssimos,e pudemos ver de perto a constante reconstrução dessa cidade surpreendente; Praga, a capital da República Checa, se revelou linda e adorável a esses dois cariocas; e, ogrand finale, foi flanar pela capital mundial do romantismo, Paris, com seu idioma irresistível, suas avenidas largas, sua história e sua cultura. E tudo isso com direito à mala perdida, voo cancelado, confusões dentro do avião, neve e outros fatos não menos engraçados.''
 
     Desde o início, ''Diário de dois viajantes'' já chamou a minha atenção pelo seu título; viagem, nada melhor do que viajar.
     Encarando o leitor como seu melhor amigo, Flávio Henrique se utiliza de uma linguagem bem descontraída, usual, e acima de tudo, engraçada; esbanjando ''!!!!'' e "???'', sem contar o " LEDO ENGANO", que já era sinal de confusão. Como se já não bastassem as situações mega engraçadas. Aliás, ainda me pergunto como alguém é capaz de se meter em tanta encrenca ao mesmo tempo! ( Espero que não seja tão difícil assim andar de metro na Europa ).
     Em plena Europa, Flávio e sua esposa prezavam a economia. O café da manhã do hotel virava almoço; ao pegar vários ketchups no restaurante, atitude bem brasileira, Flávio quase entrou em pânico ao descobrir que custavam 20 centavos de euro cada um. E leiam-no positivamente, isso tudo dá um toque bem divertido ao livro!
     Uma das coisas que mais admirei no livro, além das descrições dos locais, e da viagem em si, foi a relação entre Flávio e sua esposa Anna Karina. A maneira como o autor se referia á ela, com '' Meu anjo'', ou ''Minha linda'' deu um toque bem fofo á viagem. E acho difícil ainda existir algum homen que pare no meio da PIAZZA, Itália, para simplesmente fazer uma massagem nos pés de sua mulher. Incrível!
     Acho interessante a escolha das cores da capa, relacionando-se com as bandeiras dos países visitados, e do Brasil.
     ''Diário de dois viajantes'' é uma aventura super engraçada, que, além de conter uma sessão especial de orientação para pré - viajantes, com informações valiosas, nos mostra que mesmo nos piores momentos, quando realmente tudo dá errado, e dá aquela vontade de desistir ou se enfurecer, devemos parar, sorrir, e simplesmente curtir.

Trecho: Berlim, restaurante grego. '' Abrimos o cardápio e... bem, marque a opção abaixo que você acha que aconteceu:

1) (  ) O cardápio estava todo em alemão.
2) (  ) O cardápio estava todo em grego.
3) (  ) O cardápio estava em ambos os idiomas, o que facilitou a compreensão.
4) (x) Somente a primeira parte da terceira opção é verdadeira.''

Depressão pós-livro: 60%


Avaliação Final: 93%

No comments:

Post a Comment