Monday, December 8, 2014

Malala, por Viviana Mazza



Sinopse
Malala tinha apenas 11 anos de idade quando decidiu levantar sua voz e lutar para que mulheres e meninas tivessem os mesmos direitos que os homens em seu país, o Paquistão. Com o apoio de sua família, Malala escolheu a gritar um basta às diferenças. Lutou sem armas ou violência, com a coragem das palavras e da educação, com a força da verdade e da inocência. Aos quinze anos, em um dia como outro qualquer a caminho da escola, Malala descobriu que o Talibã queria matá-la. De maneira grandiosa e emocionante, este livro revela a trajetória, os medos e os sonhos da mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz.

     
     Malala, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, também conhecida como a menina mais corajosa do mundo. Malala encantou famílias, pais, crianças e jovens de todo o mundo ao levantar sua voz contra a repressão que sofria no Paquistão. Este livro de Viviana Mazza traz um apanhado da trajetória da mocinha desde antes ela ser reprimida em seu próprio país.
     Para início de conversa, creio que a autora escolheu uma boa forma de apresentar a vida de Malala, através de uma história de fato tratada como se fosse ficção. Dessa forma, o leitor compreende ainda melhor como teria sido para a jovem tomar a frente dos problemas que seu país enfrentava. 
     Malala era uma jovem como qualquer outra aos 11 anos. Ela brincava, passava o tempo com as amigas e ia a escola. Essa realidade mudou quando o Talibã simplesmente passou a proibir meninas e mulheres de estudarem. O Talibã era um grupo político e religioso que estava em constante confronto com o governo do Pasquistão, como um poder paralelo na região. Os desequilíbrios econômicos e sociais do país levaram à aderência de várias pessoas ao Talibã, que de início apresentava uma proposta atraente, e que com o tempo, tornou-se exigente e conservador. Quando eles emitiram o decreto de que as meninas e mulheres não poderiam nem mais sair de casa, Malala resolveu levantar sua voz em defesa de seus direitos de estudar e todas as jovens de seu país. Seu pai era dono de uma escola de maioria feminina, e tinha contato com um jornalista inglês, quem foi o meio pelo qual a jovem se comunicou e desabafou ao mundo a respeito da repressão sofrida pelas cidadãs de seu país.
     Viviana Mazza traz ao leitor a prova de que Malala é um grande exemplo de liderança e pensamento crítico. O mundo deve espelhar-se em jovens como esta, que acham válido arriscar sua própria vida em prol da justiça. Já aos 15 anos, Malala foi atacada por um membro do Talibã quando ia para a escola, levando um tiro em uma van. 
     Malala vive atualmente na Inglaterra, estuda como uma jovem normal, e foi recentemente, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, com todo o direito. Que sigamos mais exemplos como este que abrem nossa visão não para o comodismo, mas sim para a libertação da mente e da alma. 



Depressão pós-livro:60%
Avaliação Final: 90%

No comments:

Post a Comment