Saturday, August 23, 2014

O Presente, por Cecelia Ahern



Sinopose
 Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos… Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber… Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.

     Este é um livro que sempre quis ler. Na verdade, quis lê-lo desde que comprei os grandes sucessos da Cecelia Ahern como "P.S. Eu te Amo" e "O Livro do Amanhã". Seus livros geralmente se passam em Dublin - Irlanda, e gosto muito de poder estar em contato com uma nova atmosfera literária, visto que ambientações norte-americanas já são muito comuns no mercado dos livros.
     Lou Suffern é um empresário bem sucedido, tem uma linda família e sempre está em dois lugares ao mesmo tempo: seja organizando reuniões enquanto negocia pelo seu Blackberry, ou tomando banho enquanto planeja videoconferências com clientes importantes. Sua carreira sempre foi sua prioridade. A história se passa na época do natal, mas Lou parece não ser contagiado pelo espírito natalino, ao contrário, ele está se esforçando para alcançar um dos maiores cargos na empresa.
     Em uma manhã fria, Lou vê um mendigo na porta de sua empresa, e lhe oferece um café. Diferentemente do que ele esperava, o sem-teto mostra-se muito sábio e incrivelmente observador - o que levou Lou a, posteriormente, oferecer a ele um emprego na empresa, já que poderia ser muito prestativo para desmascarar certos trâmites que estavam sendo armados por seus "amigos". 
     Com o tempo, Gabe, o mendigo mostrou-se muito eficiente e parecia estar em dois lugares ao mesmo tempo, além de falar de coisas incomuns..como se fosse o pai de Lou. Tudo isso irritou a Lou, que ao oferecer o emprego pensou em um ato de caridade, e não uma nova amizade.
     Gabe o fazia refletir sobre quem ele é, o que as pessoas pensavam dele e o impacto que ele tinha na vida de cada um. Na verdade, Gabe estava dando-lhe uma chance de sair do seu mundindo do escritório.
     Apesar de parecer clichê, esta história definitivamente aborda o tema "aproveite a vida como se não houvesse amanhã" de uma forma que nunca vi. Ela passa uma boa lição de forma bem simples, mas que causa impacto, e acredito que este foi o ponto que mais apreciei nela. A maioria das pessoas hoje em dia precisa ter essa reflexão acerca da vida.

Trechos: "Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é. Às vezes é preciso remexer as coisas para se chegar ao âmago."

" O que está havendo com as pessoas hoje em dia? Todos acreditam muito rápido em todas essas novas descobertas científicas, comprimidos para isso, comprimidos para aquilo. Emagreça, recupere os cabelos, blá blá blá, mas quando é preciso ter um pouco de fé em alguma coisa, todo mundo fica louco. Se milagres tivessem equações químicas, todos acreditariam neles."


Depressão pós-livro: 90%
Avaliação Final: 80%

2 comments:

  1. Ah! Amo Cecelia!!! Já li P.S. Eu te amo e estou louca pra ler esse também. Quero montar minha coleção dela. Beijos!!
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Olá, Stéfane
    Tudo bem?
    Adoro os livros da autora, sou super fã, fiquei bem ansiosa por esse, pois ainda não o li. Quero bastante poder tê-lo logo e amei a capa!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ReplyDelete