Saturday, April 5, 2014

A Última Frase dos Contos de Fadas, por Massimo Gramellini



Sinopse
Tomás é um professor que há muito deixou de achar graça na própria vida. Depois de sofrer uma desilusão amorosa, encontra-se impossibilitado de levar adiante qualquer relacionamento e chega até a desenvolver uma alergia, por medo de se desiludir novamente. Ele então conhece Arianna, "o tipo de mulher por quem poderia se apaixonar" e marca um encontro com ela. Porém, poucos minutos antes do esperado momento, o medo fala mais alto e ele simplesmente desiste. Tomás decide ir à praia e dar um mergulho na tentativa de se sentir menos deprimido por sua covardia, ou, até quem sabe, acabar com tudo de uma vez. Esse mergulho marcará um antes e um depois no comportamento de Tomás: ele vai parar em outra dimensão, onde não terá outra solução que não aprender à força tudo que precisa para se lançar à vida. Tomás fica cara a cara com as escolhas erradas do passado, revive os traumas da infância e, nesse não-lugar, que se revela um verdadeiro SPA para a alma, consegue se compreender melhor e assim se fortalecer. Massimo Gramellini se propõe a responder às perguntas que atormentam a todos desde nossa infância: Qual é o sentido da dor? Existe alma gêmea? Como a vida diária pode ser transformada para a conquista de sonhos individuais? Nesta fábula moderna, o autor oferece uma mensagem de esperança e a importância de se aprender a amar.


     "A Última Frase dos Contos de Fadas" mostrou-se ser aquele tipo de livro que é o que o leitor menos espera. Inesperado aqui como algo que superou as expectativas. Este foi o meu primeiro livro de um autor italiano, que vendeu 300 mil cópias na Itália,  e não me decepcionou. 
     Tomás é um professor que desde a infância, devido a um trauma, aprendeu a fugir dos problemas, a fugir de tudo o que fosse desconhecido, inclusive relacionamentos. Sempre sofrera desilusões amorosas, sempre terminava, cancelava encontros, nunca ia adiante. Sua alma era doente. Após um incidente na praia, ele se afogou e, antes de morrer, acaba em um Spa da Alma, que é apresentado no livro como uma viagem simbólica em que Tomás é ensinado a curar sua alma de sua doença, e a identificar seus talentos. Neste spa ele passa por diferentes estágios destinados a tratar uma parte de si. Ele aprende que um de seus grandes problemas é não se conhecer. Por não se conhecer - e não se amar - ele se torna incapaz de retribuir o amor a outra pessoa. Essa viagem a um mundo diferente ocorre de forma bem simbólica, repleta de alegorias representando questões de sua vida e suas interpretações do mundo. Este spa possui mestres, um médico e orientadores. Ele passa por locais denominados como "Piscina do eu", "Piscina do nós", " Academia de Ginástica", etc. E em cada um deles, uma parte de si é trabalhada. Ele enfrenta medos presentes em sua vida há anos, aprende a identificar seu talento, usá-lo, aprende a diferença entre desejar alguém, e amá-lo.
     Está é uma história curta, porém densa e bastante sábia. Incrível aos olhos daqueles que conseguem enxergar além de palavras e através de símbolos. Acredito que o autor utilizou-se de recursos simbolísticos com maestria. Há muita sabedoria em cada fala - que não pede por desperdícios.
     Indico àqueles doentes de alma, doentes de si, e àqueles buscando algo além do superficial do ser humano.

Quer ver o que outros leitores estão comentando sobre esse livro? Clique aqui.

Trechos: "Imagine que a manifestação da vida no universo seja como o rádio de seu carro: um conjunto de frequências. Os cinco sentidos só sintonizam uma estação, e por isso você é levado a pensar que as outras não existem, que a sua é a única possível (...), Mas até a mais desconfiada das criaturas consegue se conectar com todas as estações pelo menos uma vez na vida. Isso acontece quando ela é completamente invadida pelo amor."
"A verdade deve ser revelado pouco a pouco, na medida que o homem tem a mania de corromper tudo o que tem dificuldade para entender."
"As desgraças do coração abrem fendas que permitem que a pessoa veja seu próprio interior."
" A verdadeira tragédia não é a maldade dos maus, mas a futilidade da boa intenção dos bons."
"Para atrair o amor de outra pessoa, deve primeiro desentocá-lo de dentro de você mesmo."
" Quem começa a procurar o que ama acabará por amar o que encontra."
" A meta inicial da viagem só representa o estímulo necessário para partir."
"Você não tem outros limites além daqueles que colocou para si mesmo."
" Se deseja uma coisa e pena que realmente a merece, pare de se perguntar por que ninguém lhe dá o que quer. Levante e vá pegá-la."
" As emoções servem para lembrar continuamente a expressividade de seus pensamentos. Mas têm uma natureza violenta e passageira. Por isso, deixam sempre uma insatisfação,e alimentam lamentações e saudades. Já os sentimentos são como um mar profundo e estável, que só evapora quando parado."
" A desgraça não está nos erros que se cometem, mas na desculpa com que se tenta escondê-los."
" São os sentimentos de culpa e os traumas reprimidos que levam uma pessoa a não se aceitar. E quem não se aceita não se ama. E quem não se ama, não pode mudar."
" O amor humano não é a simples soma de dois Eus. É uma criatura anônima, cujo nome é Nós. O casal que fizer projetos não conhecerá as rugas do tempo, pois o homem e a mulher não serão mais dois, mas uma coisa única."
" Quando as forças do universo parecem conspirar contra nós, não fazem isso para nos afastar de nossos objetivos, mas para nos tornar conscientes de sua importância."


Depressão pós-livro: 70%
Avaliação Final: 80%
     

9 comments:

  1. Ai que interessante!!
    Esse livro parece ser desses que te conquista fácil, uma leitura empolgante. Gosto disso.
    Fiquei com vontade de ler.
    beijos,
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Olá Stéh! Tudo bem?
    Acredita que sempre tive vontade de ler esse livro só pela capa, mas ainda não comprei?
    Depois da sua resenha me esclareceu algumas dúvidas, fazendo com que agora eu decida realmente comprá-lo :D
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books

    ReplyDelete
  3. Nossa que legal se o titulo ja é interessante o livro deve ser ainda mais!

    Maluca por Estrelas
    http://malucaporestrelas.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. Parece bem legal esse livro.
    Ótimo dia pra vc.
    Big Beijos

    http://luluonthesky.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. Gostei bastante da resenha, me parece ser um bom livro.

    http://www.pamlepletier.com/

    ReplyDelete
  6. Não conhecia o livro, mas gostei bastante do enredo. Acho que leria. Parece ser excelente.

    Já li alguns autores italianos e gostei bastante. Eles são ótimos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ReplyDelete
  7. Parece um bom livro. Gostei dos trechos. Bjus!

    galerafashion.com

    ReplyDelete
  8. Não conhecia este livro, mas parece ser um livro bem interessante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  9. Dica boa demais!!!
    Adorei e pelo que vi é ótimo para aqueles que choram de barriga cheia!! Emocionante!!!
    Parabéns pela resenha!!

    Bjkas

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ReplyDelete