Saturday, March 1, 2014

A Vez da Minha Vida, por Cecelia Ahern



Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.


     Posso afirmar com certeza que este é o livro mais interessante que li esse ano. Não por ser um super romance, ou por ser uma fantasia, somente por tratar de algo simples tão sabiamente; algo este que é a nossa vida.
     Lucy Silchester se envolveu em uma grande bola de neve de mentiras em sua vida, e passou a evitar o trabalho,amigos e família. Seu problema não era colocar os outros em primeiro lugar, e sim, ela mesma, que sempre ficava como último plano. A autora constrói a história em cima de uma grande metáfora: Lucy conhece a sua Vida. Mas na forma literal da palavra: sua vida é uma pessoa, mais precisamente um homem, que é realmente a sua vida, e reflete o estado de Lucy. Tudo o que ela faz e sente, ele sabe. É mais do que um amigo próximo, é sua vida. E quando ela não se importa mais com a própria vida, ele bate em sua porta. Vida tenta entrar em contato Lucy no início da história, mas ela não o ouve, ignora suas cartas diariamente, até que por fim desiste, e eles marcam um encontro. A personagem passa a conviver com Vida, e achei incrível a forma com que a autora abordou a ideia de que muitas vezes queremos uma coisa, e nossa vida quer outra.O Vida, o homem que a acompanhava sendo literalmente sua Vida, demonstrava isso em dilemas diários que eles passavam, até que Lucy chegasse a um ponto de recomeço.Eles firmam um trato: Todas vez que ela disser uma mentira, ele dirá uma grande verdade sobre ela.
     A autora nos presenteou com um novo conceito de ficção, que se conecta com a realidade.
     Este é um livro muito bem construído, que passa uma mensagem forte de uma forma bem divertida. Rico em ironias, A Vez da Minha Vida superou todas as minhas expectativas: além de passar uma boa lição, seguiu-se com uma leitura dinâmica. Cecelia Ahern não decepcionou, mais uma vez. A autora irlandesa sempre trás mais do que esperamos por trás de cada título.
     A Vez da Minha Vida é um livro revigorante, e nos mostra como nos esquecemos de nossas próprias vidas, e nos prendemos na rotina, em nossa bolha diária de atividades e pensamentos, e deixamos de investir em nós e na felicidade verdadeira. 


Quer saber o que outros leitores estão comentando sobre este livro? Clique aqui.



Trechos: "Você nunca se esquece das coisas que fez e que sabe que não deveria ter feito. Elas ficam vagueando por sua mente, como um ladrão avaliando o local para um trabalho futuro."

"Acho que quando você está tentando encontrar todas as partes de si mesmo, é difícil estar com alguém que já está totalmente completo."

"Lembre-se de que a felicidade é uma forma de viajar, não um destino."



Depressão pós-livro: 100%
Avaliação Final: 99%


30 comments:

  1. Que complexo isso de Vida e do homem, haha, mas gostei bastante da sua resenha. Se a história te tocou tanto, é porque com certeza tem um grande potencial! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      É, no início é complexo, mas é bem interessante a analogia!
      Beijinhos

      Delete
  2. reli esse livro, acho que todos nós temos um pouquinho de Lucy em nós, essa vida louca, uma mentirinha de nada que ela a outra e ai vem a bola de neve, a dificuldade em se relacionar com as pessoas
    Cecelia tem esse poder, fazer algo maluco ser inesquecível
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Super concordo contigo! Todos temos um pouco de Lucy em nós :)
      Beijinhos

      Delete
  3. A historia parece ser boa mesmo, ótima resenha gostei :)
    http://altoseebaixos.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Gostei muito da resenha, e devido a ela, este livro já está na minha lista de próximos livros a serem comprados! :)

    Beijos! :*
    https://oestranhomundodeisa.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Ótimo saber disso! Depois me diga o que achou do livro.
      Beijinhos
      www.my--bookshelf.blogspot.com

      Delete
  5. Nossa é legal a resenha a historai deve ser mais ainda! vou ver se por aqui nas livrarias tem pra eu saber mais e ate comprar mt legal!

    Blog: Maluca por Estrelas
    http://malucaporestrelas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Sim, compre sim, é uma história ótima!
      Beijinhos

      Delete
  6. Gostei a resenha, sem contar que o enredo parece realmente interessante e original :3

    Beijos! http://sugar-dance.org/blog

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      VERDADE! É bem original mesmo, uma forte característica da Cecelia.
      Beijinhos

      Delete
  7. Adorei a resenha! Ela está super completa e me mostrou alguns pontos que eu não conhecia lendo algumas outras resenhas e me fez ter vontade de ler este livro... Confesso que a autora já tem seu espaço aqui na minha lista de autores que eu gostaria de conhecer então já vinha olhando os livros dela e tenho P.S Eu Te Amo que é uma das minhas próximas leituras *-*
    Beijinhoss T.P
    4 You Books

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      P.S. Eu te Amo é um ótimo livro dela também, ela com certeza arrasa!
      Beijinhos

      Delete
  8. Parece uma história bem interessante e faz a gente pensar em nossa própria vida. Bjus!

    galerafashion.com

    ReplyDelete
  9. Adorei! Esse livro parece bom, estou com ele aqui em casa e ansiosa para ler. É bom ver ficção esbarrando na realidade.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ReplyDelete
  10. Que bom que gostou do livro!
    Essa autora já conquistou diversos leitores.
    Falta este para eu ler.. E, O presente!
    Mas logo logo eu leio!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Leia simn! Também estou querende ler o presente logo!!
      Beijinhos

      Delete
  11. Me parece legal o livro, amei o blog
    Bjoss

    www.blushescuro.biz

    ReplyDelete
  12. Eu já li P.S. Eu te amo da autora e eu amei a escrita dela, queria ler outros livros dela, sempre leio resenhas positivas sobre eles =]

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  13. Oi, eu ainda não li este livro, mas realmente parece ser muito bom. Gostei da resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  14. Bem interessante!
    Leitura é um hábito lindo, saudável, inteligente e muito aproveitado!
    Seja bem vinda a visitar meu blog florzinha!!!

    Bjss.

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Obrigada! Com certeza vou visitá-lo sim!
      Beijinhos

      Delete