Saturday, December 21, 2013

O Preço de uma Lição, por Frederico Devito e Gutti Mendonça


Sinopse
Os meninos são, sim, capazes de amar.
”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”
Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.
O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

     Desde a sinopse, "O Preço de uma Lição" sempre me despertou o interesse por se tratar de uma história romântica escrita por autores homens. Pode parecer um detalhe sem importância, mas uma maioria absurda de livros que têm certo destaque nas livrarias hoje em dia e tratam de amor, foram escritos por autoras e não autores. Portanto, esse livro sempre me instigou a curiosidade. O segundo fator é por se tratar de escritores brasileiros, o que torna a realidade da história mais próxima.
     Sua frase de efeito "Amar muito não basta", é uma boa maneira de explicar uma grande lição que a história se encarrega de ensinar: Só o amor não é suficiente para cuidar de todos os problemas e desafios que a vida a dois traz, por maior que este seja grande. Ainda são necessários muitos outros elementos que só o tempo pode ensinar a um casal, como a compreensão, o cuidado, a tolerância, e muitos outros. Esta história nos leva a conhecer a vida amorosa de um rapaz paulistano, que representa o típico jovem universitário que não tem a intenção de estabelecer relacionamentos com compromissos, e só pensa em "curtir" sua juventude. Tudo muda quando ele conhece Juliana, uma moça que mexeu com ele como ninguém nunca havia feito. Até este ponto, a história parece caminhar para o lado clichê que sempre vemos nas prateleiras das livrarias. Mas não para por aí. O rapaz e a Juliana se aproximam, e começam a namorar, e a se descobrir e a se entender cada vez mais. Eles namoram por um grande período, porém, após 2 anos juntos, eles percebem que o grande amor que tinham um pelo o outro não foi o suficiente para guardá-los dos desafios de um relacionamento, e seu amor acaba sendo vítima de sua falta de maturidade amorosa, que é algo que podemos observar entre vários casais hoje em dia, independente da faixa etária.
     "O Preço de uma Lição" mostra, de forma prática, que o grande erro dos relacionamentos é as pessoas almejarem serem felizes ao unirem-se a outra pessoa, quando o seu objetivo em um relacionamento deveria ser fazer o outro feliz. Sua própria felicidade seria a consequência disto.
     Durante o desenrolar da história houve partes que considero desnecessárias na história, e outras partes, como o final, deixaram um gostinho de "quero mais". Ao todo a história teve um bom desenrolar; indicaria o livro a jovens e casais iniciantes no grande desafio que é o amor.

Trechos: "Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então o amor não é cego, é a maior lente de aumento que já inventaram."
"- Como você vai fazer comigo quando quiser terminar? 
 - Vou te pedir em casamento, aí quando você aceitar, vai terminar nosso namoro e começar o noivado."
" Percebi que era preciso muita coragem para amar uma pessoa, coragem que não vem de si mesmo, mas é transmitida por quem amamos."
" Confiança é para quando a pessoa não está junto, pois quando está, um pode cuidar do outro."
"Alguns dizem que quando acabam as palavras, acontece o beijo. Não é verdade. A verdade é que o beijo acontece porque ele diz coisas que precisam ser ditas, e as palavras não conseguem dizer."
"Acredito que as pessoas não mudam. Acho que evoluem. São como pedras brutas, e quanto mais valiosas as experiências vividas e as lições tomadas, mais lapidadas essas pedras se tornam."


Depressão pós-livro: 91%
Avaliação Final: 87%


21 comments:

  1. Amei a história, estou doida para ler, e principalmente por que é de um escritor brasileiro, e acho que devemos valorizar, principalmente sendo uma boa
    Beijos
    http://www.justacupcake1.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Sim, com certeza! Devemos valorizar os escritores brasileiros. Leia sim!
      Beijinhos

      Delete
  2. Desde o lançamento desse livro eu fiquei doido pra ler. A pouco ganhei de uma amiga e fiquei mega feliz. Amei ele todo! Principalmente por ter sido escrito também pelo Federico. Eu gosto muito dele, desde o VDG, ele sempre fofo chamava as meninas de baby loves *---*
    Esse livro vale muito a pena!
    Beijinhos :*

    http://viajandocomluiz.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      HAHA que bom que gostou, realmente é um livro que merece destaque. Super concordo!
      Beijinhos
      www.my--bookshelf.blogspot.com

      Delete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. Nossa, adoro livros assim, vou correr pra comprar ^=^'
    amei seu blog, muito show!
    Beijo :* '

    http://curtiebloguei.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. Aaawn, adorei a sinopse do livro... Já fiquei na vontade de ler! *-*

    http://rosaachiiclete.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  6. Olá!
    Adorei a resenha!
    Na verdade, pensei que o livro não fosse nada bom, não sei porque. Mas estou ansiosa para lê-lo, depois da sua resenha :)
    Os quotes me conquistaram!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Leia sim, também tinha um receio em relação a ele, mas vale apena!
      Beijinhos

      Delete
  7. Lindona, nao conhecia :O
    Nosssa, vou ficar ligadinha aqui ! Adorei seu blog!
    é lógico que já estou supeer seguindo
    e te convido a seguir meu blog tb e a curtir minha fan page.
    Se puder se inscreva no meu canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/tainaheille
    Me manda o seu p eu me inscrever tb (:

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Obrigada pela visita!
    Amei o seu blog e sua resenha também!
    Estou seguindo aqui.
    Beijos e sucesso pra você lindona!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Obrigada linda!
      Sucesso pra você também!
      Beijinhos

      Delete
  9. Nossa as notas do livro foram muito boas, adorei a historia!!!
    seguindo...bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  10. Gostei!! Já quero ler... Acho legal ver coisas relacionadas a amor do ponto de vista maculino.. Nos surpreendem, né??
    Beijoss
    http://dudicess.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      COM certeza, sempre nos surpreendem, ainda mais porque não estamos habituados a ler do ponto de vista deles!! haha
      Beijinhos

      Delete
  11. Olá, um ótimo livro. Várias coisas nele para serem aprendidas.
    Acho bem interessante a curiosidade que as mulheres tem em cima dos homens. kkkkkkk

    Marcelo
    Literatura Sentimental

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Sim sim! Pois é raro que homens escrevem livros românticos! haha
      Um abraço

      Delete