Monday, October 7, 2013

Inferno, por Dan Brown

Neste novo e fascinante thriller Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em O código Da Vinci, Anjos e demônios e O símbolo perdido e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrio poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

     Sendo fã há anos de Dan Brown, tenho duas palavras para seu mais novo lançamento: Decepção e Surpresa. Já tinha o interesse de ler esse livro desde seu lançamento nos EUA; quando a obra chegou às minhas mãos no Brasil, comecei a lê-la com uma expectativa que não foi correspondida. Apesar de ser ainda, uma obra incrível e inteligente, esta não se enquadra nos padrões de Dan Brown. 
     "Inferno" narra mais uma aventura de Robert Langdon, que desta vez se passa principalmente nas ruas da Itália. O personagem acorda em um hospital na Europa, desorientado, sofrendo de uma amnésia leve, sem ter a menor ideia de como fora parar ali. Quando tenta encontrar respostas, descobre que as autoridades locais e internacionais estão a sua procura e querem matá-lo. Sem escolhas, Langdon mergulha em uma aventura na busca para descobrir os motivos para tais acontecimentos, e conta com a companhia da médica Sienna Brooks, que o ajuda a desvendar os mistérios propostos por um famoso cientista de mente brilhante que possui teorias de certa forma macabras em relação á espécie humana. Ele acredita que a raça humana levará a si própria à extinção, por conta da superpopulação do planeta, a falta de recursos e alimentos para todos, e que ainda, o mundo se tornará um verdadeiro caos, que poderá visualizar-se o próprio inferno na Terra. Uma catástrofe Malthusiana.
     Robert Langdon, a OMS - Organização Mundial de Saúde, e as autoridades mundias juntam-se nessa história para tentar impedir que a criação deste "brilhante" cientista venha à tona: seu projeto consistia em diminuir a população mundial através de uma manipulação biológica de genes humanos assistida, e a disseminação deste entre a população mundial.
     Inferno trata de assuntos interessantes, que levam o leitor a refletir sobre o papel da ciência para o futuro da humanidade, e até que ponto seria ético o homem interferir na vida. O transumanismo, também abordado na história, é uma filosofia que diz respeito à manipulação dos genes humanos ao submetê-los a uma evolução, o que implicaria em tornar o ser humano mais forte, mais potente, mais ágil, o que traria consequências absurdas. Dan Brown constrói um enredo rico em informações, e em uma promoção turística das cidades de Florença e Veneza. 
     Não concordo com o destaque que foi dado ao tema da superpopulação do planeta Terra, uma vez que as taxas de natalidade estão caindo absurdamente, principalmente em países desenvolvidos como Japão e a própria Itália. Alguns governos já até mesmo criaram incentivos à reprodução aos seus cidadãos. 
     Apesar de um ideia central interessante para o livro, Brown parece em ter se preciptado ao ter apostado tão alto em "Inferno", que é uma obra que apesar de estar sendo bastante promovida e divulgada pela mídia, deixa a desejar. Um ponto que considero de importante sustentação para o enredo ocorre mais para o fim do livro, quando há uma reviravolta no ponto de vista do leitor, fazendo com que a história tivesse seu clímax todo concentrado mais para o fim, quando Dan Brown realmente mostra-se o autor do livro. Em relação à história como um todo, Brown reduziu sua capacidade de envolver o leitor 100% com seus mistérios, e há algo faltando nesta obra, algo a mais, que era sua especialidade: dinamismo. 

Trechos: "As decisões do passado são os arquitetos do presente."
" A humanidade, quando não controlada, funciona como uma praga, um câncer: nosso número se multiplica a cada geração até os confortos terrenos que um dia nutriram nossa virtude e fraternidade se reduzirem a nada, revelando os monstros que vivem dentro de nós quando somos obrigados a lutar até a morte para alimentar nossos filhos."
" Nada é mais criativo ou destrutivo do que uma mente brilhante com um propósito."
" Mas, acredite, o fato de a mente humana não conseguir imaginar que algo vá acontecer não significa que seja impossível."
" Diante do desespero, os seres humanos se tornam animais."
" Fosse para valorizar um mercado de ações, justificar uma guerra, ganhar uma eleição ou atrair um terrorista para fora de seu esconderijo, os poderosos do mundo dependiam da disseminação de informações enganosas para ajudar a moldar a opinião pública."
" Só existe um contaminante que se propaga mais depressa que um vírus. O medo."

Depressão pós-livro: 80%
Avaliação Final: 70%

29 comments:

  1. Estava trabalhando numa livraria quando lançaram esse livro. Foi uma loucura de gente procurando o tal do Dan Brown. Confesso que não faz meu estilo de livro, mas quem lê garante que é muito bom..
    http://www.elaqueescreve.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade, seu lançamento foi muito esperado! Beijinhos

      Delete
  2. Os livros do Dan Brown são muito bons!!!
    Beijinhos http://meudiva1.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Não gosto dos livros do Dan Brown, realmente as histórias não me prendem. Sinto pela sua decepção, é um saco apostar num livro e se decepcionar né? Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso é verdade! gora só no próximo livro.. Beijinhos!

      Delete
  4. Ainda não li nenhum livro do Dan Brown, acredita? Só assisti ao filme O Código da Vinci, e pelo que já ouvi falar a respeito, o livro é bem melhor que o filme... enfim, que pena que Inferno não tenha atingido suas expectativas! É bem chato quando um autor que gostamos deixa a desejar... mas, pelo jeito, o livro é bonzinho apesar de tudo, né? Ainda não perdi a vontade de ler! ;)
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, geralmente os livros são bem melhores do que os filmes, e com Dan Brown não é diferente. É, apesar de tudo, o livro não é ruim. Leia sim! Beijinhos

      Delete
  5. eu já ti todos os livros do Dan Brown e realmente, esse foi o que mais deixou a desejar. eu achei o livro ótimo, mas fico aquém às minhas expectativas :(
    http://suhdd.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade.. concordo plenamente! Beijinhos

      Delete
  6. Quero muitooooo ler esse livro, simplesmente amo Dan Brown :D
    Adorei a resenha *-*
    Beijinhoss
    T.P
    http://www.4youbooksmania.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  7. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  8. Esse livro parece ser incrível. Ótima resenha, parabéns!

    Abraços, Samuel.
    http://recodificado.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  9. Que pena que o livro te decepcionou um pouco, Stéfane. O Dan Brown irá compensar no próximo livro, rsrsrsrs

    Marcelo
    Literatura Sentimental

    ReplyDelete
  10. Necessito ler esse livro, mas agora me senti meio depressiva.

    Beijos, Amanda.
    http://aiamanda.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mesmo assim leia, pode ser que tenha uma visão diferente da minha :) Beijinhos

      Delete
  11. Dan Brown é um autor incrível!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pretendo em breve!
    Ótima resenha!
    Beijos!
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  12. Eu adorei Inferno, pra mim só perde mesmo para O Código e Anjos... mas preferi ele aos outros títulos do autor. Tenho gostado de ver a obra de Dante sendo comentada em alguns livros, é uma das coisas que mais curto!
    Mas gosto é gosto. Espero que o próximo não te decepcione ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade..nenhuma outra obra dele supera Anjos e Demônios e O Código da Vinci. Que bom que gostou! É, também valorizo esse destaque dado às obras de Dante. Obrigada! Beijinhos

      Delete
  13. Nunca li esse livro, mas parece ser ótimo! Adorei a resenha.

    Beijinhos!

    Mila <3
    www.delamila.com

    ReplyDelete
  14. to ansiosa pra ler *-*
    seguindo flor
    beeijos

    ReplyDelete
  15. Minha amiga da faculdade terminou de ler esse livro semana passada, eu comprei as obras anteriores do Dan menos 'Inferno' ainda estou lendo Anjos e Dêmonios. Minha amiga adorou Inferno.
    Não vejo a hora de ler. :D
    Otima resenha!

    Obrigada pela visita feita ao auniversitaria.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leia sim! E "Anjos e Demônios" também é muito booom!! Obrigada! Beijinhos

      Delete