Sunday, October 27, 2013

Esposa 22, por Melaine Gideon


Sinopse

     Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. 
Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático, Alice tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento. Protegidos pelos pseudônimos "Esposa 22" e Pesquisador 101, Alice e o condutor da pesquisa iniciam uma intensa troca de mensagens que acaba tomando um rumo cada vez mais íntimo.
Numa trama que se desenvolve através das respostas ao questionário, e-mails, postagens no Facebook, mensagens de texto e até mesmo por diálogos estruturados na forma de cenas de teatro (embora sua única peça tenha sido um fracasso, Alice ainda mantém a alma de dramaturga), "Esposa 22" faz um retrato honesto e divertido de uma mulher divida entre seus desejos e responsabilidades e as aventuras permitidas pelo anonimato da comunicação digital.

     "Esposa 22" é uma comédia romântica a qual retrata uma imagem bem comum de se encontrar nos dias de hoje: unidos por quase vinte anos de casamento, Alice e William Buckle caíram na rotina e estão entediados na relação. Como se não bastasse seu distanciamento um do outro, eles têm dois filhos adolescentes e ficam desempregados. Alice Buckle é uma personagem bem viva e moderna, está sempre conectada ao seu Facebook e e-mail. Enquanto navegava, ela encontrou em sua pasta de spam, um e-mail de um centro de estudos da faculdade da Califórnia, convidando-a a participar de uma pesquisa sobre o casamento. Ao aceitar o pedido, sua vida começa a mudar. Com o desenrolar da história, ela vai respondendo perguntas que vão ficando cada vez mais íntimas entre ela e o Pesquisados 101, designado para a pesquisa dela. Ela vai se conhecendo melhor, e tendo um apoio e alguém para conversar, o que não encontrava em seu casamento.
     Após um tempo, a Esposa 22 (seu nome durante a pesquisa), tem que tomar uma importante decisão, pois acaba se envolvendo demais com o Pesquisador 101.
     Melanie Gideon presenteou o público com uma narrativa bem dinâmica e gostosa de ler, como uma leitura de fim de semana. Faz-nos refletir sobre o mundo moderno e sobre questões principais de um casamento e de uma família.
     Apesar de a história criar toda uma expectativa para um final mais surpreendente, indico o livro a todos os públicos, principalmente a jovens casais.

Trecho: " Às vezes a gente só precisa chamar as coisas por outro nome para conseguir que os homens  concordem com a gente."
" Um dia você vai olhar pra trás e perceber que essa é a melhor fase da vida. Sempre em frente. Sempre algo para fazer. Alguém esperando você entrar pela porta."
" O amor não é um copo de refresco vazio que se enche de novo magicamente. A gente mesmo tem que tratar de encher. Esse é o segredo do casamento."
" Esperar é uma arte em extinção. O mundo agora anda numa velocidade de fração de segundos, e eu, por acaso, acho isso uma pena, pois parece que perdemos os prazeres mais profundos de partir e voltar."
" Mas há momentos na vida que você tem que saltar. E quando você não tem coragem de saltar, bom, alguém acaba aparecendo e empurra você janela abaixo."
" A guerra nem sempre é óbvia, ainda mais quando a pessoa está em guerra consigo mesma."
" Você percebe que tudo muda quando sabemos os nomes uns dos outros. É fácil revelar o nosso eu verdadeiro a estranhos. Muito mais difícil é revelar essas verdades para quem a gente conhece."
" Já lhe ocorreu que casamento é uma espécie de Ardil 22? Aquelas coisas que no início você achava tão atraentes no outro - sua melancolia, sua ruminação, sua inabilidade para se comunicar, seu silêncio -, essas coisas que você achava tão encantadoras no começo são justamento as mesmas que te levam a loucura vinte anos depois?"
" A humilhação é uma opção. Não opte por isso."


Depressão pós livro: 90%
Avaliação Final: 95%

14 comments:

  1. Achei a história bem divertida, parece ser um livro fácil e gostoso de ler, desses que lemos em poucos dias ou até num dia só. Gostei! Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :) O livro é sim bem gostoso de ler!! Obrigada! Beijinhos

      Delete
  2. adorei a história. esse livro me chamou muita atenção ontem na livraria e agora estou arrependida por não ter comprado, hahaha :(
    beijos, champagne supernova

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Aaaah devia ter comprado sim! Ele é um máximo!
      Beijinhos

      Delete
  3. Olá!
    Adorei sua resenha! Confesso que não sei quando lerei o livro, mas tenho grande curiosidade!
    E ameeei esse "Depressão pós livro" rsrs. Não conseguiria fazer isso, pois são raros os livros que me deixam deprimida, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :)
      Muito obrigada! A "Depressão-pós-livro" é uma maneira de medir o quanto o livro me marcou haha.
      Beijinhos

      Delete
  4. Adorei a Resenha!
    não sei se lerei mas a vontade é muita :)
    http://amytagava.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. Estou querendo muito ler este livro!!! A resenha ficou legal!
    Ai acho que vou dar uma chance à ele antes do que esperava, rs.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :)
      Leia sim, não vai se arrepender!
      Beijinhos

      Delete
  6. Parece ser uma história bem legal! Deve ser interessante, ver o envolvimento da Esposa 22 e do Pesquisador 101... :P
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ReplyDelete
  7. Gosto de livros tranquilos para ler. Esse parece ser um livro bem interessante.

    Marcelo
    Literatura Sentimental

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Esse é sim um livro tranquilo e gostoso de ler :)
      Um abraço

      Delete