Thursday, February 14, 2013

Anjos e Demônios, por Dan Brown



Sinopse
     '' Antes de decifrar "O Código Da Vinci", Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em "Anjos e Demônios", quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em "Anjos e Demônios", Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.''   

     A primeira aventura de Robert Langdon é simplismente fantástica. São 461 páginas de grande envolvimento e estímulo á curiosidade.
     Dan Brown soube lidar com assuntos como Religião, Ciência, Sociedades Secretas, Simbologia e Arte de forma bem acessível e instigante, o que faz da trama uma leitura inteligente; expondo informações como a estrutura das Cidades do Vaticano e Roma, o processo da Eleição Papal, alguns assuntos físicos, A Teoria do Big Bang, e a Criação de Tudo.
     Em alguns momentos ''Anjos e Demônios'' torna-se sombrio, por envolver assassinatos cruéis, e alguns elementos supresa que podem chocar o leitor; tem picos de grande adrenalina, uma verdadeira corrida contra o tempo, que torna-se uma questão de sobrevivência.
     E ainda, escondido durante toda a trama, um clima de romance entre dois dos personagens principais, Robert Langdon e Vittoria Vetra, que desabrocha em um momento bem-vindo, de forma agradável e positiva.
     Ressalto ainda que o título '' Anjos e Demônios '' é perfeito, e cria todo um jogo de sentidos com a história. Sem nenhuma crítica negativa, Dan Brown já subiu no meu conceito, ao narrar esta genialidade de acontecimentos que ocorrem em cerca de 10 horas durante todo o livro, mas em 461 páginas.



Trecho: '' Mas Satã é astuto.Com o passar do tempo, abandonou sua fisionomia diabólica, e assumiu uma nova face: a face da pura razão. Transparente e insidiosa, mas também sem alma.''

Depressão pós-livro: 60%


Avaliação Final: 100%

No comments:

Post a Comment