Friday, February 15, 2013

A Janela de Overton, por Glenn Beck



     Sinopse
     '' Uma conspiração contra os EUA vem sendo preparada há cem anos e agora está prestes a ser colocada em prática... Alguém será capaz de impedí-la?
     E se você descobrisse que tudo em que você acreditou até hoje não passa de uma grande farsa? Que a roupa que você veste todos os dias pela manhã, assim como o carro que você dirige não são escolhas suas? Que o governante que você elegeu na última eleição para comandar sua cidade e seu país também não depende de você? E se chegasse à conclusão de que toda autonomia e livre-arbítrio que você julga ter, na verdade, atendem a um outro comando que não as suas ideias e sua propria vontade? ''


     Desde o início já sabia que A Janela de Overton traria uma série de informações sobre Controle Social, Teorias de Conspirações governamentais, e Política, assuntos que me interessam bastante, uma vez que não os encontramos em qualquer lugar.
     Glenn Beck criou uma ficção 'salpicada' de verdades, usando como cenário a história de Noah Gardner, o filho de um importante executivo de Relações Públicas de Nova York, e através dessa história, insere o leitor no mundo das Relações Públicas e a o mesmo tempo, no mundo de conspiradores extremistas, que são totalmente contra o Governo. 
     A leitura é muito direcionada aos Norte-Americanos, pois exibe muitas referências à Política e à História, assuntos mais particulares aos estado-unidenses. Por conta disso, em alguns ( vários ) momentos da leitura, o leitor ( brasileiro ) se sente perdido, pela quantidade de informações desconhecidas. Por mais que nesses trechos o livro exiba uma nota sobre o assunto no rodapé da página, são informações demais para que compreendamos num primeiro instante.
     Glenn Beck nos manda uma provocação a cada capítulo, para instigar o leitor a correr atrás de informações, e  não sobreviver só das mentiras dos governos, da grande mídia manipuladora. Pois assim é muito fácil; e é por isso que as massas são controladas.
     Se lhe dissessem há um tempo atrás que, para viajar de avião, você terá de ser completamente revistado, passar por uma máquina de raio-X, tirar peças de roupa, ter sua mala com seus objetos pessoais, revistada, chegar com 4 horas de antecedência ao aeroporto para ficar na fila de segurança, e muito mais coisas do gênero, você não concordaria, acharia tudo um absurdo, uma vez que tem o direito de ir e vir, e de ter a sua privacidade. Porém, com a fantástica manipulação da Mídia, você absorveu o pensamento de que todo esse processo tem de ser cumprido e oferece vantagens para o seu país e segurança para você.  Você não questionou nada em nenhum momento, nem sabe se tudo isso é verdade, mas abaixou a cabeça e obedeceu.
     E aí, novamente, nossa amiga Mídia entra em ação para lhe manipular de uma forma inteligente, sem que você perceba. E ela fará isso novamente com você. Assim como fez com o Aquecimento Global, e fará com os governos do mundo. A atual crise financeira e dos governos foi propositalmente criada. O próximo passo será a criação de um único governo para o mundo inteiro, para ficar mais fácil de te controlar e de tirar dinheiro de você. Mas a mídia vai começar a mudar seu pensamento, e vai lhe mostrar que este é o melhor caminho para não haverem mais guerras nem crises. E você vai acreditar. 
     Ainda fico em dúvida sobre quais são os verdadeiros motivos que levaram o autor a expor essas informações. Ou Glenn beck é aliado à grande mídia, e publica tais fatos, sabendo que eles serão encarados pelas massas como só mais uma história de ficção ( e por isso foram publicados ), ou a intenção dele era mesmo boa ao expor as informações, mas como os Controladores do Mundo sabem que X Bilhões de pessoas nem tem acesso à leitura, pra que se preocupar, então?
     A Janela de Overton é uma leitura complexa e inteligente, com uma história um pouco parada, com clímax momentâneos, mas com grande valor informativo. O Epílogo traz várias indicações de pesquisas que o próprio leitor pode fazer, sobre o governo, sobre as pequenas famílias controladoras do mundo, que possuem uma capacidade financeira que não conseguimos imaginar, sobre todas as mentiras. Basta levantarmos do sofá e pararmos de deixar a TV nos controlar, enquanto achamos que a controlamos com o controle remoto. 

Trechos:  '' O Comitê dos 300 existe. E o Conselho das Relações Exteriores, o Clube de Bilderberg, a Comissão Trilateral, o Clube de Roma - todos eles existem. E são todos defensores da globalização, são mais ricos e poderosos do que nossa imaginação é capaz de conceber. São absolutamente crueis e impiedosos, mas juntos mandam em tudo o que acontece no mundo, exatamente como vocês disseram. Só que essas sociedades e instituições não têm nada de secretas. ão existem conspirações secretas: elas fazem o que querem de maneira pública e escancarada.''

'' A manipulação consciente e inteligente dos hábitos e opiniões organizados das massas é um elemento importante em uma sociedade democrática. Aqueles que manipulam esse mecanismo invisível da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder que rege o país. ''


Depressão pós-livro: 30%

Avaliação Final: 83%

No comments:

Post a Comment